CHRISTIAAN OYENS: November 2005

Thursday, November 24, 2005

NADA COMO A COERÊNCIA...

Deu hoje na Folha De São Paulo:

VATICANO VETA DANIELA MERCURY EM SHOW (22/11/2005)

O Vaticano cancelou a participação da cantora Daniela Mercury em um concerto de Natal, marcado para 3 de dezembro, com a presença do papa Bento 16. Segundo o Vaticano, a decisão foi tomada por conta da participação de Daniela em uma campanha anti-Aids, no Carnaval passado, em que ela defendeu o uso de preservativos. Por meio de nota oficial divulgada nesta quarta-feira, Daniela lamentou o ocorrido --o convite havia sido feito há cerca de cinco meses. A cantora afirmou estar "decepcionada" por não representar o Brasil no evento, que terá artistas do mundo todo. Na nota, a cantora, embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Unaids (programa da ONU para HIV/Aids), se declara católica e diz acreditar que o uso de preservativos "é um instrumento de proteção à vida". Ela defende seu direito "de discordar da posição da Igreja no que diz respeito à utilização da camisinha como forma de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids". A Igreja Católica é contrária a métodos contraceptivos em geral.

... e a 5 meses atrás no Estadão:

PAPA BENTO XVI ARQUIVA PROCESSO CONTRA PADRE PEDÓFILO (17/6/2005)

Washington - O Vaticano arquivou definitivamente o processo por abuso sexual contra o padre mexicano Marcial Maciel Degollado, fundador da ordem dos Legionários de Cristo e um dos sacerdotes prediletos do falecido papa João Paulo II.

A decisão, a primeira do papado de Bento XVI envolvendo um episódio do escândalo que até hoje abala a Igreja Católica nos EUA e em outros países, foi recebida com espanto por alguns dos acusadores de Degollado, hoje com 85 anos. "Isso acaba com a credibilidade do Vaticano, a começar pelo papa", disse Juan Vaca, professor visitante do Mercy College, em Nova York, um dos oito homens que dizem terem sido vítimas de abuso sexual por Degollado entre 1943 e 1960, quando tinham entre 10 e 16 anos.

Vaca disse ao New York Times que até o investigador que o Vaticano designou para o caso, monsenhor Charles Scicluna, acreditava na culpa do padre. "Ele chegou a dizer: a ´Igreja lhes deve um pedido público de desculpas porque falhou em não protegê-los´". Os acusadores iniciaram o processo no Vaticano porque o crime já prescrevera pelas leis mexicanas. Segundo a irmã Sharon Euart, especialista em direito canônico, a provável razão técnica do arquivamento do processo é que as faltas de Degollado prescreveram também sob as leis da Igreja.


Preciso dizer mais alguma coisa???!!!