CHRISTIAAN OYENS: May 2011

Wednesday, May 25, 2011

Pinball Wizard (Pete Townsend)

Meu irmão comprou o disco Tommy em 1974. Esta música me deixou completamente louco! Pulava imitando a guitarra do Pete Townsend e gritava tentando imitar o Elton John, jogava tudo no chão imitando o incomparável Keith Moon. Um ano depois ganhei a minha primeira bateria. Meus pais acharam que eu faria menos bagunça e barulho tocando bateria do que aquele corre-corre doido com estas músicas que eu adorava, rs! Sempre canto esta música com a energia que está embutida neste clipe. Aliás, este foi o meu primeiro take com ela, juntei os microfones, botei pra gravar e é isso que está aí mesmo. Errei um pouco na parte instrumental no meio, eu sempre improviso um pouco ali tentando chegar numa modulação interessante para cantar o último verso um tom acima dos outros. Como achei que ficou bacana mesmo não sendo exatamente o que eu queria, deixei assim mesmo. Este canal é pra ser autêntico mais do que perfeito, inusitado mais que elaborado, improvisado mais do que esmiuçado, surpreendente mais do que revelador.

Wednesday, May 11, 2011

Between The Bars -- Elliott Smith

Mais um dos depressivos que adoro! Elliott Smith. Gravou apenas 3 discos, todos com canções incríveis. Tem um CD póstumo também, com sobras de material que ele não tinha lançado. Adoro os caminhos harmônicos que ele segue, são estradas com surpresas e labirintos divinos. Seu trabalho vocal é lindo, cheio de cortinas finas de lamentos e sussurros. Ele usava muito o artifício de fazer um acorde maior, para logo depois repeti-lo em tom menor. George Harrison era mestre nisso também e Smith tinha muita influência dos Beatles. Sua versão de Because é maravilhosa. Smith tinha problemas com alcoolismo, drogas e depressões profundas. É o único caso que ouvi falar de alguém que se matou dando facadas no próprio peito! :o( Mas, como Nick Drake, seu legado de canções tristes, mas repletas de vida ficam para a posteridade.

Usei para a gravação um Neumann TLM 170 e meu pré Langevin. Compressor foi o DBX 160XT. Afinei o meu Martin um tom abaixo da afinação normal como Eliiott fez na sua versão.

Thursday, May 05, 2011

Kind Hearted Woman Blues (Robert Johnson)

Mais uma para o meu canal That's All Folk!

Tinha 14 anos quando um professor da Escola Americana me deu uma fita K7 com 4 músicas do Robert Johnson. Não vou me esquecer jamais da minha primeira audição com aquelas canções. Sabia que música lidava com emoção, mas não tinha idéia até aquele momento que algo pudesse tratar de tamanha urgência, a carência à flor da pele, o sofrimento sem fim, porém tratado com tamanha elegância! Kind Hearted Woman Blues estava entre as 4 canções. Robert Johnson mudou a minha vida e a minha maneira de pensar e sentir música.