CHRISTIAAN OYENS: July 2011

Thursday, July 14, 2011

Chris Oyens e Leoni -- "Os Amadores" (Leoni/Luciana Fregolente)

O meu primeiro convidado pro canal That's All Folk! Leoni aceitou o meu convite para gravar comigo e ele me sugeriu esta linda canção, uma parceria com sua esposa Luciana Fregolente. Claro que o formato meio blues combina super bem com o meu violão havaiano. A letra é belíssima e o Leoni adorou o meu violão Martin modelo .018 de 1960! rsrs Leoni me honrou com sua presença e esta canção também inaugura as músicas em Português no meu canal! Valeu Leoni!!

Agradecimentos à diretora Lea Zagury, e aos parceiros da Recreio Filmes e Idéias Progressivas, Rafael e Gustavo Pieroni e Lívia Gusmão!

Agradecimentos também à Thaty Moura, colaboradora do site do Leoni que escreveu o seguinte release a respeito do clipe.

"UMA PARCERIA EMBALADA EM ACORDES HAVAIANOS"

Leoni e Christiaan Oyens regravam Os Amadores ao som do violão havaiano

Conhecidos de longa data, Leoni e Christiaan Oyens cultivavam a vontade de desenvolver algo juntos há anos. Tentaram algumas vezes, mas a correria do dia a dia teimava em sabotar o projeto. Mas foi há 5 (cinco) meses que a oportunidade ideal começou a surgir.

Sentindo a necessidade de tornar públicas suas influências e dar peso ao "folk" brasileiro, o produtor musical, instrumentista e entusiasta dos violões havaianos, Christiaan Oyens criou o canal do YouTube chamado That’s All Folk. E para a primeira música em português que integrará o canal, não conseguiu pensar em outro nome a não ser no de Leoni. A escolha não foi motivada apenas pelo desejo antigo por esta parceria, mas porque Leoni, compositor, músico e cantor, possui experiência com as novas mídias que hoje dominam as ações musicais.

Foi assim que surgiu a regravação de Os Amadores, um single do Leoni, ao som de uma das grandes paixões do Christiaan, o violão havaiano. O encontro entre o instrumento e o músico aconteceu na adolecência de Christiaan. Morando em Los Angeles para estudar bateria, um dia deparou-se com David Lindley e seu Weissenborn em uma loja-palco de shows de blues. Com seu timbre doce, voz expressiva e design arrebatador o violão de colo havaiano, ou Weissenborn, roubou a atenção de Christiaan que passou a estudar avidamente o instrumento, absorvendo sua influência no blues e no folk, tentando adaptá-lo para a tradição da música brasileira. “O Weissenborn é a voz que sintetiza os meus sentidos e canaliza a força do meu espírito”, é assim que Christiaan descreve sua relação com o violão havaiano.

A canção escolhida para ser regravada no balanço dos acordes do Weissenborn é mais uma das parcerias do Leoni com Luciana Fregolente, composta em 2009. A composição partiu de uma levada de blues que aparece sozinha no começo da faixa. “A melodia saiu de forma muito inconsciente e intuitiva. Sua letra não poderia seguir uma linha diferente e a canção é uma materialização do caos interno”, diz Leoni. "Todos se culpam pela vida não ser como acreditam que poderia ter sido. Acreditam que ela poderia ser muito mais vibrante divertida e plena. A canção versa exatamente sobre isso: sobre a nossa enorme decepção diante de expectativas altas demais que não se concretizam. Não há um manual, um modo de fazer, para ensinar a viver. Somos todos amadores e tudo, ou quase tudo, é improviso."