CHRISTIAAN OYENS: ARTISTAS PROCURAM....

Monday, May 17, 2004

ARTISTAS PROCURAM....

Toda semana recebo CDs de artistas procurando um lugar ao sol. Compositores, cantoras, interpretes e instrumentistas procurando se firmarem num mercado cada vez mais escasso e desiludido. Ouço tudo q me mandam e procuro sempre responder com sinceridade e incentivo porque quase todo o material q recebo tem potencial. Só fico irritado quando vejo q o trabalho foi feito pra ser “comercial”, ou quando o release q acompanha o disco fala em um trabalho “comercial”. Que chatice!! Música não se presta a esse fim. Por isso é q as grandes gravadoras estão agonizando, por causa dessas formulas cretinas que pessoas incompetentes, pessoas q não entendem bolhufas de música, criam. Não estou aqui dizendo q todo mundo q trabalha dentro de uma gravadora é incompetente. De jeito nenhum. Conheço muita gente boa, bacana, inteligente e com muita sensibilidade musical trabalhando nas multinacionais. O inimigo número 1 da música (e arte em geral) é a ganância. Um trabalho musical para ser bem sucedido tem q vender, tem q ter aceitação. Agora daí pra sair copiando uma coisa tentando fazer outra parecida só pra capitalizar, isso é cretino. Lembram da época q apareceu o Padre Marcelo Rossi? Ele chegou a vender mais de 2 milhões de discos! Naquela época eu estava me reunindo com diretores de gravadoras, pra mostrar o trabalho de uma cantora/compositora q eu estava produzindo. Meu, parecia q eu estava falando pras paredes! Perguntei a um deles o q estava acontecendo. “Ora, precisamos urgente de um Padre”! Quer dizer então q aquilo não se tratava de uma ideia original de um pessoa atendendo seus fieis e obtendo seu merecido sucesso?? Qualquer Padre bastaria? Esta história é apenas um exemplo do q a ganância pode gerar numa empresa ou num mercado: estupidez, paranóia e sucessivos equívocos além de levar tudo e todos para um infindável abismo “comercial”. Ah sim, a cantora q mencionei, nunca consegui seu contrato.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Christiaan,
Sensacional texto...
Lembra que vc me perguntou porque eu não saía distribuindo minhas músicas por aí ?
Pois é cara... é que fiz aquelas músicas pra mim ou inspirado por alguém importante para mim.
Isso é que também acho o mais legal.
Aquela música, Transparente, que fiz pra Zélia Duncan... presta atenção na letra... não tem como não entender os subtextos...
Pô cara... muito legal..
Depois que falei contigo... me senti muito mais estimulado a escrever cada vez mais apenas pra mim. Se rolar destaque.. rolou.... senão rolar... só satisfação de estar em casa e pegar o violãozinho (sou tosco tocando, mas serve) e levar uma letra que diz muito da minha personalidade, já basta.
Um abraço
Christiano Torreão

2:36 PM  

Post a Comment

<< Home