CHRISTIAAN OYENS

Thursday, April 17, 2008

Em Janeiro de 2007, agendado pelo meu brother Marcos Portinari (empresário do virtuoso do bandolim, Hamilton de Holanda) tive um encontro histórico com o (bicampeão WQS!) surfista/compositor Flávio “Teco” Padaratz. Como se não bastasse o talento que o rapaz tem para quebrar sobre as ondas, fiquei impressionado com as canções que ele me mostrou. Músicas com temas simples e diretos, decorados com harmonias básicas, quase ingênuas, mas com um talento instintivo para melodias e letras. A minha primeira idéia para incentivá-lo a desenvolver seus dotes foi de produzir um disco dele todo baseado em duetos, tipo ele e Jack Johnson, ele e Kelly Slater, ele e Donovan, ele e Armandinho, etc... Mas, na medida em que fui mexendo nas harmonias e formas das suas músicas, vi que estávamos criando uma identidade com aquilo. Uma unidade sonora, coisa rara, de telepatia musical mesmo. Resumindo, o entusiasmo do Teco me contagiou. Com a crise no meio musical e tendo trabalhado com vários artistas que, no fundo, se acostumaram com o comportamento de babá que as gravadoras ofereciam, me vi novamente motivado em criar algo diferente. Algo inovador, sem ser pretensioso. Apenas diferente pela própria natureza e disposição do nosso prazer ao trabalharmos juntos.

O Teco começou a vir com regularidade pro Rio e sempre nos encontrávamos nos estúdios da Audiosfera para produzir. Chamei músicos feras que vinham nos ajudar, como Dunga, Lancaster, Fabrício Matos, Jadna Zimmermann, André Rodrigues, Humberto Barros, Cecília Spyer, Helen Calaça (que faz uma linda participação numa bossa composta pelo Teco chamada “Pés na Areia”) e Marcos Cianpolini. O Armandinho faz uma participação especial numa parceria dele com o Teco, “Old Mind”. O resultado desta união e das gravações será o disco de estréia do El Nino, minha banda com o Teco. Após uma negociação iniciada pelo nosso empresário Ronaldo Villas, recentemente assinamos com a gravadora MZA do Marco Mazzola e neste último final de semana gravamos o clipe que irá representar em película a nossa primeira canção de trabalho “Espírito do Mar”. O clipe foi filmado em Imbituba, Santa Catarina e grande parte dele transcorre na alucinante praia de Ibiraquera. Na parte de surf do clipe contamos com as ilustres presenças de Fábio Gouveia, Armandinho e Guga Arruda!

Desde a gravação do meu CD solo “Adeus Paraíso”, estava tentando me aproximar do meio do surf, baseado tanto no meu amor pela prática da arte de subir nas ondas e pela sua filosofia, quanto pelo meu uso do violão havaiano, instrumento que nasceu e se desenvolveu junto com a prática deste esporte.

O disco será lançado em Junho pela MZA. Para ouvir as primeiras músicas, por favor acessem:
www.myspace.com/elnino

0 Comments:

Post a Comment

<< Home