SHITESPACE
O MySpace sem dúvida é um dos maiores sites dedicados a música na Web. Com mais de 80 milhões de usuários, é (melhor dizendo ERA) integral à vida dos músicos e artistas independentes. Um espaço democrático que abriga artistas tanto dedicados aos segmentos mais "roots" quanto àqueles que procuram o mainstream a qualquer preço. O site também dispõe da maior 'livraria' de streaming em audio gratuito no mundo.
Outro processo extremamente democrático do MySpace há muito tempo é o fato de o artista merda ter o mesmo espaço daquele que tem um trabalho de qualidade a oferecer. Isto foi minando a paciência de todos os artistas que estavam investindo diariamente no site como um espaço de divulgação e networking.
É impressionante lembrar que artistas como Arctic Monkeys na Inglaterra e Malu Magalhães por aqui, com milhões de visitas fizeram seu publico através do site!
De tiro em tiro no próprio pé, o site foi se transformando num festival de spam e phishing e seus usuários acabaram migrando para o Fakebook e Twatter. Isto sem falar no nosso notório, infame e imprescindível jabá. Como me irritei ao receber pelo email cadastrado à minha página no site uma PROPAGANDA da suposta "parceria" entre o site e o NXZero!! As propagandas e promoções duraram semanas! Um MEGA vacilo que custou a idoneidade do site aqui para quem o levava a sério e que também custou o emprego de uma pá de gente quando a matriz no exterior recebeu a notícia do mega jabaculé que tava rolando.
Quando a News Corp. comprou o site de uma firma no Silicon Valley por meio BILHÃO de dólares (!!) em 2005, houve muita especulação se o magnata Rupert Murdoch não estaria novamente valorizando demais uma aquisição em sua obsessiva busca de controlar o WWWeb (a firma do Silicon Valley teria pago apenas 44 milhões de dólares um ano antes). Numa reportagem da revista Fortune em 2006 foi constatado exatamente o contrário. Em Março de 2006 o site tinha se tornado o segundo site mais popular da Web com 250 mil pessoas se inscrevendo diariamente!
A News Corp está tomando uma série de medidas para tentar recuperar o prestígio do site como também seus usuários que acabaram se transferindo para outros sites de divulgação em massa. Hoje numa entrevista para o site TheMusicNetwork, Ben Shepherd, diretor comercial da companhia Sound Alliance disse, " Daqui a 5 anos, o MySpace estará presente de uma forma ou outra. Seu papel servindo os artistas e músicos é ditado pela popularidade entre os consumidores deste tipo de site, portanto o desafio é acabar com o tráfego em constante declínio e novamente demonstrar seu valor para seus consumidores. Ele poderá novamente se tornar uma operação sustentável com um numero inferior de usuários, mas precisa encontrar um diferencial para criar publicidade em seu site. Um modelo que tenha originalidade e seja difícil de copiar. A Internet é um meio impiedoso com companhias de mídia esperando resgatar seu vigor em recursos e recuperar seu número de usuários em constante declínio. Não existem muitas marcas digitais que tenham sofrido os mesmos desafios que o MySpace para emergirem novamente através da re-engenharia. A história está contra elas. Onde chegará o MySpace nestes próximos anos? A intuição me diz que o News Corp. dará a esta remodelagem uns 2 ou 3 anos e aí sim irá avaliar melhor seus resultados. Neste tempo eu não esperaria nada dramático em termos de venda ou abandono do site. "
Eu daqui continuarei torcendo para que eles dêem a volta por cima.