CHRISTIAAN OYENS: O QUE O OUVIDO NÃO OUVE O CORAÇÃO NÃO SENTE ( grana, sexo, MP3 e outras mentiras)

Saturday, April 29, 2006

O QUE O OUVIDO NÃO OUVE O CORAÇÃO NÃO SENTE ( grana, sexo, MP3 e outras mentiras)

Uma das características + impressionantes q o Ser Humano possui é o dom q ele tem de se iludir. Temos uma habilidade incrível de nos acomodar com as situações mais inusitadas. Por isso é q os esquimós continuam ali, comendo carne de foca crua sem o menor problema. A preguiça deve ser maior q a vontade de mudar a dieta. Um guerreiro porém entende q jamais pode se acomodar, pois cada situação apresenta a linha tênue q existe entre a vida e a morte. Uma piada q me contaram quando morei nos Estados Unidos era se eu sabia quais eram as duas maiores mentiras americanas: a grana sai na semana q vem e prometo colocar só a cabecinha! Vou adicionar então a maior de todas as mentiras, o som do MP3 tem quase a mesma qualidade q o do CD. Puta q pariu!! Conta outra.

Hoje as pessoas não compram mais CDs. Apenas baixam discos da Internet. Por mim tudo bem, entendo. O preço q as gravadoras estão colocando em seus produtos é ridículo. Mas vamos colocar os pingos nos is. Quando alguém baixa um disco, gosta dele e não o compra, esta pessoa está contribuindo para a extinção produtiva daquele artista. Garanto q ele gosta tanto de passear, comer e beber quanto qualquer um e estas coisas custam dinheiro. Ele tem q se sustentar com a música, portanto se nós não lhe damos dinheiro pelo produto artístico q ele lança e consumimos, ele não terá como sobreviver. Sim, isto significa q ele terá q encontrar outras atividades para lhe gerarem receita e isto irá mantê-lo afastado de seu instrumento, do ato de compor, cantar, produzir, etc... Tá ficando um pouco complicado? Vc gostaria de não ter q enfrentar esta realidade, certo? Vc só quer se divertir e acha q o barato (literalmente!) da Internet é baixar coisas de “graça”. De graça?!! Às custas de quem, cara pálida? Do artista?

Toda vez q vejo uma canção minha sendo baixada através do Kazaa fico puto. É leite q os supostos consumidores estão roubando das minhas crianças. Mas, como todo mundo no meu meio, estou tentando entender e procurando novos paradigmas. Um novo modelo para o meu mercado é absolutamente necessário. Agora o q não dá para engolir (foi o q o Viagra disse pro Zagallo, “vc vai ter q me engolir!”) são os elogios voltados para o som do MP3. Isto é absolutamente preocupante! Se vc acha o seu Ipod foda e q o som do MP3 tem quase a qualidade de um CD, ou vc ficou completamente surdo ou vc é um verdadeiro troglodita auditivo q nunca sentou para realmente ouvir música em primeiro lugar. Não existe outra possibilidade. Caso não tenha ficado claro, detesto o som de um MP3!

O MP3 ou MPEG (Movie Picture Experts Group) Audio Layer-3 é um formato de compressão usado originalmente para diminuir o tamanho (e qualidade!!!) de arquivos de imagem. Como o áudio era comprimido também descobriram q podiam se criar arquivos MP3 apenas com a data de áudio. A palavra chave nesta historia é compressão. Ora, se vc comprime um arquivo vc achata e/ou distorce a sua imagem, por isso é q os arquivos q vc baixa em Winzip ou Winrar têm q ser descompimidos para poderem ser aproveitados. Se vc não entendeu então vamos aos números, porque números não mentem!

Um CD armazena informação em 0s e 1ns por um processo chamado bit sampling. Este processo não utiliza qualquer meio de compressão e é considerado de alta resolução. *44,100 samples por segundo * 16 bits/sample * 2 canais = 1,411,200 bits por segundo. Ao converter estes dados em MP3, vc não está comprimindo a data como um todo. O programa q faz a conversão analisa a relação de freqüências com volume e sai cortando freqüências sem pudor, modificando drasticamente o som. A taxa de compressão é de 10 a 14 por 1, um numero absurdo! É por isso q vc baixa uma canção ou um disco tão rápido. Vamos então cortar o linguajar técnico e seguir com afirmações mais pertinentes àquilo q a gente (supostamente) gosta: ouvir música!

O MP3 torna o grave duro achatando a baixa freqüência, distorce os médios e corta os agudos da canção. O som do MP3, por mais q vc escolha uma resolução alta, soa comprimido, distorcido e saturado. Um bom exemplo é aquele clip que vc assiste num site qualquer cuja baixa definição é aparente, mas vc não se incomoda em assistir porque se trata de alguma bobagem e não algo q vc consideraria investir para colocar no teu DVD player. Infelizmente as pessoas estão muito mais críticas em relação à imagem do q com áudio.

Evidentemente o Ipod foi otimizado para equilibrar as frequências distorcidas dos MP3 e como muita gente hoje escuta arquivos de Mp3 nos seus carros ou caixinhas de computador (nenhum desses pode ser considerado referência de som de alta fidelidade) ninguém está sentindo a menor diferença. Isto se soma o fato de q ninguém está ouvindo música q preste, mas este assunto a gente deixa para outro dia. Ouça então este conselho de um profissional do ramo, roube todas as músicas q vc quiser, sem culpa, numa boa, mas não diga jamais q o som do MP3 é maravilhoso e q tem quase a qualidade de um CD porque vc estará fazendo o papel de um perfeito mané.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Christiaan. Ouvintes só irão perceber a baixa qualidade do Mp3 quando se tornarem músicos e entenderem de masterização, mixagem e outros processos do ramo. Utópico. Ainda que o mp3 tenha qualidade inferior, que é mínima e um pouco imperceptível pra quem não é obcecado por música, é um tanto satisfatório. Se o ouvinte quiser boa qualidade sonora e o artista quiser ganhar dinheiro trabalhando. Recomendo o show.

Abraço de fã

9:16 PM  
Blogger Christiaan said...

Tudo bem vc preferir o show, meu caro. Nada contra. Mas, não tente discutir comigo sobre qualidade sonora. Isto é coisa do meu ramo. Comprovei no meu artiguinho com números a diferença boçal que é um arquivo de som digital (q já não é grande coisa!) para a distorção agressiva de um MP3.

Um show raramente tem uma proposta sonora compatível com a de um disco e eu como artista não desejo ganhar dinheiro e sim, disponibilizar para o meu "consumidor" algo com a qualidade que ele merece. Se ele quiser baixar músicas "de graça" às custas do artista (q eventualmente irá mudar de ramo, pois ninguém gosta de morrer de fome)e se ludibriar com frases de efeito como "a qualidade é quase tão boa quanto a de um CD", ora problema dele! Apenas vejo como um dever artístico educar um pouco quem realmente ama a música como eu amo.

8:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Christian. Meu nome é Rui. Acabei de ouvir o programa DJAZZ no qual você apresentou seu novo disco. Gostei muito. Tanto que aqui estou, como amante da boa música e a agora seu fã, deixando os parabéns pelo bom gosto e originalidade do trabalho. Porém não poderia deixar de comentar este artigo do seu blog:
É bem verdade que as pessoas
baixam mp3 indiscriminadamente sem pensar que o artista depende da venda do seu discos etc. etc... Confesso que baixo mp3 sim! Mas também compro disco! Ora, se eu não conheço um artista, eu prefiro ouvir primeiro, sem ter que pagar por isso, afinal o preço do CD não é qualquer coisa. Se gosto ai sim! Deleito-me no encarte, na ficha técnica e em tudo mais... E só então Com a consciência tranqüila de que eu estou valorizando um bom artista e uma boa música.
Mas, chegando ao ponto onde desejava, notei um tremendo equívoco da sua parte ao discorrer sobre a qualidade do MP3 em relação ao CD. Avalie pelo seguinte aspecto: é claro que quando se escuta um áudio gravado no formato mp3 numa GENELEC , TANNOY, ou na mísera NS-10 somadas
a uma acústica relativamente equilibrada notasse muitas repugnantes anomalias sonoras. CONCORDO! Porém, pense um pouco, o CD é gravado em estúdio para ser ouvido em estúdio???? NÃO!!!!!!!
ele feito para ser ouvido naquele sonzinho sarapa ou naquele aiwa horroroso de 3000 watz "pmpo" hahahahahaaha piada, isso somando-se a uma acústica terrível da sala da casa do seu querido ouvinte com aquele teto de gesso reverberante .... enfim, é lógico que não se ouve diferença alguma entre mp3 e "CD" (wav)!!!
Portanto não faça essa propaganda enganosa ao seu ouvinte. O mesmo diziam do cd-r que “pode estragar o seu rádio...” ridículo! Cada um tem que ter consciência do valor de um artista e de uma boa produção musical. Cada um deve parar e pensar: “se essa música é boa então eu vou valorizar o seu autor e pagar pela sua obra”! E somente por esse motivo!!!

Abraço!

8:14 PM  
Blogger Christiaan said...

Olá Rui,

Muito obrigado pelos comentários. Estou sempre aberto para ouvir os comentários dos consumidores de música. Evidentemente este artigo não foi escrito com vc em mente. Vc se esquece q eu sou do ramo! Têm muita gente q EU SEI está baixando MP3 à torto e à direita e ADORANDO os artistas q baixa e q está optando em não comprar o disco. Isto é um fato e tenho os números para comprovar isto. Vc é um caso diferente. Eu também baixo MP3s para conferir o trabalho de um artista novo, pó, não tenho nada contra isso. É como a gente fazia antigamente com fitas K7 q ficávamos trocando com amigos. Meu próximo artigo agora será sobre as medidas estúpidas das gravadoras estão tomando querendo punir as pessoas q baixam músicas pela Internet. Um tiro no pé!

Agora vc demonstra q vc está completamente perdido quando quer defender a qualidade sonora de um MP3. Meu caro, deixe isto para os profissionais, vc evidentemente não entende sobre este assunto. O som de um MP3 é distorcido, saturado e altera completamente o conteúdo do material gravado. Isto é um fato. Não sei onde vc escuta música, e isto não vem ao caso, eu ouço música em todos os lugares. A indústria deveria caminhar para um formato superior ao do CD (deveriam ter feito isso há anos!), tentaram com o formato Super Áudio CD, mas era muito caro e não vingou. O formato do DVD já é de 24 bits com um sample rate muito superior ao do CD. O formato de MP3 por mais memória q isto poupe aos usuários dos IPods é uma bela bosta. Não se iluda. Tecnologia deve caminhar para melhor nos servir, como é q vamos todos agora nos acostumar com um formato q achata o áudio de forma tão brutal? Temos q ser mais exigentes, se não as Sonys e Panasonics (vc sabia q estas mega-indústrias não fazem nada à respeito da pirataria poque ganham MUITO mais dinheiro com copiadoras de CD e DVD do q com a indústria da música e do cinema?) da vida irão nos engolir!

2:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Grande Chris! Finalmente alguem que não tem pudor de dizer a verdade! Sou um profissional do ramo e NÃO SUPORTO O SOM DE UM MP3!! É uma pena constatar que vários artistas estão lançando seus projetos em MP3 para facilitar a vida dos consumidores dos Ipods e abrindo mão de uma qualidade sonora extremamente discutível, para dizer pouco. Excelente entrado no teu blog esta, meus parabéns!!

7:02 AM  
Blogger Christiaan said...

Valeu anonimo! Sem saudosismo ou nostalgia serei contra um formato de áudio cuja existência se justifique por qualquer outra razão que não seja... fidelidade, ora bolas! Pouco me interessa de um formato existir porque é conveniente baixar pela Internet ou que cabe numa bosta de um Ipod. O músico, o produtor, o artista e principalmente a gravadora esqueceram que estamos aqui para gerar qualidade musical e sonora!

12:09 PM  

Post a Comment

<< Home