O QUE O OUVIDO NÃO OUVE O CORAÇÃO NÃO SENTE ( grana, sexo, MP3 e outras mentiras)
Uma das características + impressionantes q o Ser Humano possui é o dom q ele tem de se iludir. Temos uma habilidade incrível de nos acomodar com as situações mais inusitadas. Por isso é q os esquimós continuam ali, comendo carne de foca crua sem o menor problema. A preguiça deve ser maior q a vontade de mudar a dieta. Um guerreiro porém entende q jamais pode se acomodar, pois cada situação apresenta a linha tênue q existe entre a vida e a morte. Uma piada q me contaram quando morei nos Estados Unidos era se eu sabia quais eram as duas maiores mentiras americanas: a grana sai na semana q vem e prometo colocar só a cabecinha! Vou adicionar então a maior de todas as mentiras, o som do MP3 tem quase a mesma qualidade q o do CD. Puta q pariu!! Conta outra.
Hoje as pessoas não compram mais CDs. Apenas baixam discos da Internet. Por mim tudo bem, entendo. O preço q as gravadoras estão colocando em seus produtos é ridículo. Mas vamos colocar os pingos nos is. Quando alguém baixa um disco, gosta dele e não o compra, esta pessoa está contribuindo para a extinção produtiva daquele artista. Garanto q ele gosta tanto de passear, comer e beber quanto qualquer um e estas coisas custam dinheiro. Ele tem q se sustentar com a música, portanto se nós não lhe damos dinheiro pelo produto artístico q ele lança e consumimos, ele não terá como sobreviver. Sim, isto significa q ele terá q encontrar outras atividades para lhe gerarem receita e isto irá mantê-lo afastado de seu instrumento, do ato de compor, cantar, produzir, etc... Tá ficando um pouco complicado? Vc gostaria de não ter q enfrentar esta realidade, certo? Vc só quer se divertir e acha q o barato (literalmente!) da Internet é baixar coisas de “graça”. De graça?!! Às custas de quem, cara pálida? Do artista?
Toda vez q vejo uma canção minha sendo baixada através do Kazaa fico puto. É leite q os supostos consumidores estão roubando das minhas crianças. Mas, como todo mundo no meu meio, estou tentando entender e procurando novos paradigmas. Um novo modelo para o meu mercado é absolutamente necessário. Agora o q não dá para engolir (foi o q o Viagra disse pro Zagallo, “vc vai ter q me engolir!”) são os elogios voltados para o som do MP3. Isto é absolutamente preocupante! Se vc acha o seu Ipod foda e q o som do MP3 tem quase a qualidade de um CD, ou vc ficou completamente surdo ou vc é um verdadeiro troglodita auditivo q nunca sentou para realmente ouvir música em primeiro lugar. Não existe outra possibilidade. Caso não tenha ficado claro, detesto o som de um MP3!
O MP3 ou MPEG (Movie Picture Experts Group) Audio Layer-3 é um formato de compressão usado originalmente para diminuir o tamanho (e qualidade!!!) de arquivos de imagem. Como o áudio era comprimido também descobriram q podiam se criar arquivos MP3 apenas com a data de áudio. A palavra chave nesta historia é compressão. Ora, se vc comprime um arquivo vc achata e/ou distorce a sua imagem, por isso é q os arquivos q vc baixa em Winzip ou Winrar têm q ser descompimidos para poderem ser aproveitados. Se vc não entendeu então vamos aos números, porque números não mentem!
Um CD armazena informação em 0s e 1ns por um processo chamado bit sampling. Este processo não utiliza qualquer meio de compressão e é considerado de alta resolução. *44,100 samples por segundo * 16 bits/sample * 2 canais = 1,411,200 bits por segundo. Ao converter estes dados em MP3, vc não está comprimindo a data como um todo. O programa q faz a conversão analisa a relação de freqüências com volume e sai cortando freqüências sem pudor, modificando drasticamente o som. A taxa de compressão é de 10 a 14 por 1, um numero absurdo! É por isso q vc baixa uma canção ou um disco tão rápido. Vamos então cortar o linguajar técnico e seguir com afirmações mais pertinentes àquilo q a gente (supostamente) gosta: ouvir música!
O MP3 torna o grave duro achatando a baixa freqüência, distorce os médios e corta os agudos da canção. O som do MP3, por mais q vc escolha uma resolução alta, soa comprimido, distorcido e saturado. Um bom exemplo é aquele clip que vc assiste num site qualquer cuja baixa definição é aparente, mas vc não se incomoda em assistir porque se trata de alguma bobagem e não algo q vc consideraria investir para colocar no teu DVD player. Infelizmente as pessoas estão muito mais críticas em relação à imagem do q com áudio.
Evidentemente o Ipod foi otimizado para equilibrar as frequências distorcidas dos MP3 e como muita gente hoje escuta arquivos de Mp3 nos seus carros ou caixinhas de computador (nenhum desses pode ser considerado referência de som de alta fidelidade) ninguém está sentindo a menor diferença. Isto se soma o fato de q ninguém está ouvindo música q preste, mas este assunto a gente deixa para outro dia. Ouça então este conselho de um profissional do ramo, roube todas as músicas q vc quiser, sem culpa, numa boa, mas não diga jamais q o som do MP3 é maravilhoso e q tem quase a qualidade de um CD porque vc estará fazendo o papel de um perfeito mané.